1. Home
  2. /
  3. Blog
  4. /
  5. Livros independentes
  6. /
  7. Repensando o autocuidado e...

Repensando o autocuidado e a escuta do corpo

Cuidando de se: Capa do livro em paz com os ciclos de Joanna Vianna, frente e verso, possui uma imagem com o rosto dela , o fundo branco e as folhas na divisória do livro com as cores laranja, verde e verdes mais claros

Considere o autocuidado como um aprendizado gradativo, que tem a intenção de que você seja apenas você consigo mesma – uma companheira honesta – por alguns minutos do seu dia”, afirma Joana Viana, autora de Em paz com os ciclos, lançamento de outubro da editora Paraquedas

 Muito se diz sobre autocuidado hoje, mas pouco se fala sobre tudo o que engloba e influencia tal prática. Para Joana Viana, professora e autora de Em paz com os ciclos (Paraquedas), autocuidado desde a fase de menina até a de mulher compreende uma jornada para se conhecer e se reconhecer na natureza, no mundo e em si mesma.

Abordando as diferentes realidades que habitam a mesma sociedade, e com o caminho pavimentado por autores e estudos consistentes, Joana vai além e fala sobre saúde, consentimento, menstruação, história social, cuidado, segurança, técnicas e princípios do yoga, direitos, vulnerabilidade, comunicação pacífica, bem-estar e muito mais.

O objetivo deste conteúdo é claro e coletivo: uma leitura compartilhada entre gerações. Nela, professoras, educadoras, mães, cuidadoras e curiosas pelo próprio corpo – de todas as faixas etárias – poderão orientar meninas e jovens a se relacionarem com os ciclos da natureza, do corpo e do tempo, cada uma no seu próprio ritmo, a fim de que possam conduzir a si mesmas rumo a um estado de bem viver e de paz.

Este livro é um voo alto e também um mergulho profundo. E ele é seu. É sobre você e as mulheres que estão ao seu redor. É sobre todas nós, sobre a natureza, sobre a vida. Este livro é um convite para uma jornada que começou muito antes de pisarmos neste mundo e que continuará em curso depois de nós.

Joana Viana, baseada em evidências científicas e apoiada nas suas impressões pessoais dentro de sala de aula e nos conhecimentos do yoga, traz aqui uma proposta tão ousada quanto necessária: ocupar o corpo, educar a mente e habitar a vida.

Aqui, autora e leitora seguirão muitas direções, entre elas: bem viver a relação entre mulheres e meninas; mudar a perspectiva em relação ao ciclo menstrual; perceber a integração entre corpo e mente; dedicar-se ao autocuidado – com a orientação de um caderno de práticas sugeridas; encontrar o próprio ritmo e se reconhecer no fluxo do tempo; observar a natureza e os ciclos dela; reconhecer as emoções na vida dos adolescentes (meninos e meninas). Nestas páginas, nada está imposto.

O que você encontrará são sugestões de caminhos possíveis para que construa a sua própria paz com os ciclos – sejam os do corpo, os da natureza ou os do tempo. A contrapartida é simples: que você mergulhe neste conteúdo com olhos, coração e mente abertos, para ressignificar sua relação com o autocuidado, com o corpo, com a história e com o mundo. Vamos lá?

Sobre a autora

Autocuidado: autora Joanna Vianna , sorrindo com seus cabelos pretos na altura dos ombros, está de camisa regata preta e é uma mulher branca
Crédito: Viv Giaquinta

Joana Viana é professora de ciências da prefeitura do Rio de Janeiro. Bióloga e pedagoga, com mestrado em botânica e doutorado em memória social. Técnica em assuntos educacionais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Na universidade, coordena projetos relacionados à sustentabilidade ambiental e à saúde, onde atua como instrutora de yoga. Nos últimos anos, se voltou às experiências prática e contemplativa, guiadas por estudos não acadêmicos, no intuito de integrar a experiência da presença e do sentir à superestimulada experiência do pensar.

As formações em yoga, ayurveda e ginecologia natural ofereceram ferramentas valiosas de exploração do bem viver, ao mesmo tempo interna, coletiva e planetária. Como educadora, é motivada por oferecer espaços de acolhimento pela palavra, pelo silêncio e pela reflexão.

Este é seu primeiro livro publicado com adoção de linguagem não acadêmica na intenção de aproximar o público do conhecimento sobre si mesmo, sobre a sociedade e sobre a natureza.

Em paz com os ciclos: livro Em paz com os ciclos de Joanna Vianna possui uma capa de fundo branco com 3 folhas entre a divisoria e a capa na posição superior, uma laranja, uma verde e vai sumindo as ouras em sequência

Compre o livro aqui!

Leia Também

Capiau: capa do livro de Paulo Camossa Júnior, uma estampa bem florda com muito verde e uma pocinha de aguá no meio da capa frontal
Livros independentes
Equipe Paraquedas

Uma aposta na delicadeza

“Silvia quando novinha/ não sabia falar geladeira// dizia geladerra/ talvez sua palavra predileta e barrata arrarra carra perra// não que fosse um erro/ era o seu dialeto”, diz o poema “poliglota” de Capiau, lançamento de outubro da editora Paraquedas.

LEIA MAIS
Talvez este não seja o meu ano: capa do livro de Jules de Faria, possui uma estampa Bege com Formas arredondadas vermelhas e em algumas formas arredondadas uma imagem de uma sombra.
Livros independentes
Equipe Paraquedas

Um novo mundo é o nosso presente para o futuro

“Se não houver coragem/ Um pouco de inocência/ Pode ajudar// Achamos ser ela/ Mais pura que a valentia/ Mas igualmente desenha/ De todo e qualquer// Risco”, declara um dos poemas de Talvez este não seja o meu ano, lançamento de outubro da editora Paraquedas.

LEIA MAIS