1. Home
  2. /
  3. Blog
  4. /
  5. Literatura
  6. /
  7. Maiores escritores de todos...

Maiores escritores de todos os tempos: conheça alguns dos os 29 mais inesquecíveis

Pintura de Shakespeare maiores escritores de todos os tempos

Conheça alguns dos 29 maiores escritores de todos os tempos, que influenciaram gerações de leitores e autores com suas histórias incríveis e seus estilos únicos.

No mundo da literatura, alguns autores destacam-se como verdadeiros gênios, deixando um legado que perdura ao longo do tempo. Ao longo dos séculos, mentes brilhantes nos presentearam com histórias tão poderosas que transcenderam eras.

Neste texto, vamos citar alguns dos maiores escritores de todos os tempos – selecionamos um grupo de 29 mestres cujas obras resistiram ao teste do tempo. Esses artistas não apenas nos cativaram, mas continuam a inspirar, questionar e emocionar as gerações. Confira!
Leia também: Como se tornar um escritor profissional? Passos e dicas essenciais

A importância dos grandes escritores

Os grandes escritores são aqueles que, com suas obras, contribuem para a cultura, a história e a identidade de um povo.
Eles expressam suas visões de mundo, seus sentimentos e suas críticas por meio da arte da escrita, e influenciam gerações de leitores e autores. Além disso, enriquecem a linguagem, a criatividade e a imaginação, e nos fazem refletir sobre a realidade e a ficção.

A literatura brasileira, por exemplo, é repleta de autores e autoras de grande relevância, que retratam as características da cultura brasileira, levantam reflexões e trazem entretenimento com o prazer da leitura. Alguns exemplos são: Machado de Assis, Lima Barreto, Carlos Drummond de Andrade, Conceição Evaristo e Lygia Fagundes Telles.
A literatura mundial também é marcada por grandes escritores, que se destacaram em diversos gêneros, temas e estilos, e que se tornaram referências culturais, como William

Shakespeare, Miguel de Cervantes, Jane Austen, Gabriel García Márquez e Haruki Murakami.
Assim, eles são importantes porque eles nos mostram a força e a beleza da literatura, e como ela pode nos conectar com outras pessoas, lugares e épocas. Eles nos inspiram a ler mais, a escrever melhor e a apreciar a arte das palavras.

29 maiores escritores de todos os tempos

Confira 29 autores que, com suas obras, se tornaram referências na literatura mundial, influenciando gerações de leitores e escritores.

1. Machado de Assis

Foi um escritor brasileiro, considerado o maior representante do realismo no Brasil. Suas obras retratam a sociedade brasileira do século XIX, com crítica social, ironia e humor. Entre seus romances mais famosos estão Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro e Quincas Borba. Também escreveu contos, poesias, crônicas e peças de teatro.

2. William Shakespeare

Poeta e dramaturgo inglês, tido como o maior autor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. Suas obras abrangem diversos gêneros, como tragédia, comédia, romance e história. Entre suas peças mais conhecidas estão Hamlet, Romeu e Julieta, Macbeth e Sonho de uma Noite de Verão. Também escreveu sonetos, poemas narrativos e outras obras poéticas.

3. José Saramago

Tido como o primeiro escritor em língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1998. Seus trabalhos se caracterizam pelo uso de uma linguagem simples e direta, mas com profundidade e originalidade. Entre seus romances mais aclamados estão Ensaio sobre a Cegueira, O Evangelho Segundo Jesus Cristo e Memorial do Convento.

4. Fiódor Dostoiévski

Autor russo, considerado um dos maiores romancistas de todos os tempos. Suas obras exploram temas como a psicologia humana, a moral, a religião, a política e o crime. Entre seus romances mais célebres estão Crime e Castigo, Os Irmãos Karamazov, O Idiota e Os Demônios.
Confira: Edital para publicação de livros: os mais famosos do Brasil

5. Franz Kafka

Autor tcheco de língua alemã, considerado um dos principais da literatura moderna. Os livros lançados por Franz retratam a angústia e a alienação do homem diante de uma sociedade burocrática e opressora. Entre seus romances mais importantes estão A Metamorfose, O Processo e O Castelo.

6. Gabriel García Márquez

Foi um escritor, jornalista e ativista colombiano. Foi um dos principais expoentes do realismo mágico, um estilo literário que mistura elementos fantásticos e míticos com a realidade. Entre seus romances mais famosos estão Cem Anos de Solidão, O Amor nos Tempos do Cólera e Crônica de uma Morte Anunciada. Também escreveu contos, crônicas, reportagens e memórias.

7. Charles Bukowski

Autor, poeta e contista norte-americano, de origem alemã. Suas obras são marcadas por um estilo cru, coloquial e autobiográfico, retratando a vida marginal e boêmia dos Estados Unidos. Entre seus romances mais conhecidos estão Cartas na Rua, Mulheres e Misto-Quente. Também escreveu centenas de contos e poemas, muitos deles publicados em revistas underground.

8. Antoine de Saint-Exupéry

Suas obras são inspiradas em suas experiências como piloto e em sua visão humanista e espiritualista do mundo. Entre seus livros mais famosos estão O Pequeno Príncipe, um clássico da literatura infantil, e Terra dos Homens, um relato de suas aventuras aéreas. Também escreveu outros romances, contos e ensaios. Morreu em um acidente de avião durante a Segunda Guerra Mundial

9. Clarice Lispector

Clarice Lispector maiores escritores de todos os tempos sentada na grama
Foi uma escritora brasileira, nascida na Ucrânia. Suas obras se destacam pela inovação formal e pela abordagem existencial e introspectiva dos personagens. Entre seus romances mais elogiados estão A Hora da Estrela, A Paixão Segundo G.H. e Perto do Coração Selvagem. Também escreveu contos, crônicas, literatura infantil e correspondências. É considerada uma das maiores autoras brasileiras do século XX.

10. Luís de Camões

Considerado o maior poeta da língua portuguesa e um dos maiores da literatura ocidental. Seu livro mais popular é Os Lusíadas, uma epopeia que celebra os feitos marítimos e guerreiros de Portugal. Também escreveu sonetos, odes, elegias, éclogas e outras formas poéticas. Foi um renovador da língua portuguesa e fixou-lhe um duradouro cânone.
Não deixe de conferir: O que é ISBN? Tudo sobre o sistema internacional de identificação de livros

11. Guimarães Rosa

Guimarães Rosa foi um escritor brasileiro, considerado um dos maiores nomes da literatura nacional. Sua obra é marcada pelo uso de uma linguagem inovadora, que incorpora elementos da fala popular, do regionalismo e do neologismo. Entre seus livros mais famosos, estão Grande Sertão: Veredas, Sagarana e Primeiras Estórias.

12. Charles Dickens

Foi um dos maiores representantes do romance social, denunciando as injustiças e as desigualdades da sociedade vitoriana. Entre seus romances mais célebres estão Oliver Twist, David Copperfield, Grandes Esperanças e Um Conto de Natal.

13. Jane Austen

Suas obras retratam a vida da classe média rural da Inglaterra do século XVIII, com humor, ironia e sensibilidade. Entre seus romances mais famosos estão Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade e Emma. Também escreveu novelas, contos e cartas. É considerada uma das maiores escritoras da língua inglesa.

14. Miguel de Cervantes

É o autor de Dom Quixote, considerado o primeiro romance moderno e uma das obras-primas da literatura universal. Também escreveu novelas, poesias, peças de teatro e textos satíricos. Foi um dos maiores expoentes do Siglo de Oro, o período áureo da cultura espanhola.

15. Edgar Allan Poe

Foi um dos precursores da literatura de terror, mistério e ficção científica, criando histórias que exploram o macabro, o sobrenatural e o psicológico. Entre seus contos mais famosos estão O Corvo, O Gato Preto, A Queda da Casa de Usher e O Escaravelho de Ouro.

16. Virginia Woolf

Uma das principais representantes do modernismo na literatura, utilizando técnicas como o fluxo de consciência e a narrativa não linear. Entre seus romances mais aclamados estão Mrs. Dalloway, Orlando, As Ondas e Um Teto Todo Seu.

17. Isaac Asimov

Foi um escritor e bioquímico norte-americano, nascido na Rússia, autor de obras de ficção científica e divulgação científica. Ele é considerado um dos mestres da ficção científica e, junto com Robert A. Heinlein e Arthur C. Clarke, foi considerado um dos “três grandes” dessa área da literatura. A obra mais famosa de Asimov é a série Fundação, também conhecida como Trilogia da Fundação, que faz parte da série do Império Galáctico e que logo combinou com a série dos Robôs.

18. Conceição Evaristo

ConceiçãoEvaristo maiores escritores de todos os tempos fazendo uma palestra
É uma escritora brasileira, que se destaca por sua obra que retrata a vida das mulheres negras no Brasil. Ela é uma das principais representantes da literatura afro-brasileira e da literatura marginal.
Além disso, é considerada uma das mais influentes literatas do movimento pós-modernista no Brasil, escrevendo nos gêneros da poesia, romance, conto e ensaio.
Alguns de seus livros mais famosos são Ponciá Vicêncio, Becos da Memória e Olhos D’Água.
Confira também: Como se tornar um bom escritor (uma boa escritora)?

19. Júlio Verne

Foi um escritor francês do século XIX, precursor da moderna literatura de ficção científica.
Ele escreveu romances de aventura que combinavam conhecimentos científicos, geográficos e históricos com imaginação e fantasia. Ele previu com grande precisão em seus relatos fantásticos o aparecimento de alguns inventos criados com os avanços tecnológicos do século XX, como os submarinos, as máquinas voadoras e a viagem à Lua.
Suas obras mais famosas e populares estão nas séries Viagens Extraordinárias, que incluem Cinco Semanas em um Balão, Viagem ao Centro da Terra, Vinte Mil Léguas Submarinas, A Volta ao Mundo em Oitenta Dias, entre outras.

20. Agatha Christie

Criou Hercule Poirot, um detetive belga que aparece em 33 de suas obras e tornou-se um dos mais célebres da ficção policial. Agatha foi a maior escritora policial de todos os tempos. Escreveu 93 livros e 17 peças teatrais.
Ela é a romancista mais bem sucedida da história da literatura popular mundial em número total de livros vendidos, uma vez que suas obras, juntas, venderam cerca de quatro bilhões de cópias ao longo dos séculos XX e XXI.

21. George Orwell

Foi um escritor e jornalista britânico, que se destacou por sua inteligência perspicaz e bem-humorada, uma consciência profunda das injustiças sociais, uma intensa oposição ao totalitarismo e uma paixão pela clareza da escrita. A Revolução dos Bichos está entre as suas principais obras. Ele é considerado talvez o melhor cronista da cultura inglesa do século XX.

22. Graciliano Ramos

Escritor brasileiro, que pertenceu à segunda fase do modernismo. Suas obras retratam a realidade social e política do Brasil, com destaque para o Nordeste e a seca. Graciliano também escreveu romances, contos, crônicas, literatura infanto-juvenil.
Dentre seus romances mais conhecidos, podemos citar Vidas Secas, São Bernardo e Angústia.

23. Carolina Maria de Jesus

Ema escritora brasileira, que ficou famosa por seu livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, no qual relata seu cotidiano na favela do Canindé, em São Paulo.
Sua obra tem relevância não só literária, mas também política, pois denuncia a pobreza e a discriminação sofridas pelos negros e pelas mulheres.
Carolina Maria de Jesus também possui diversas outras obras renomadas, como Casa de alvenaria, Diário de Bitita e Meu estranho diário.

24. Haruki Murakami

Um dos mais populares e aclamados autores japoneses da atualidade. Seus livros misturam elementos do realismo mágico, da cultura pop e da filosofia. Sua obra foi traduzida para mais de quarenta idiomas e recebeu importantes prêmios, como o Yomiuri e o Franz Kafka.
Alguns de seus títulos mais conhecidos são Norwegian Wood, Kafka à Beira-Mar e 1Q844.

25. J. M. Coetzee

Um dos mais importantes e premiados autores da África do Sul. Ele recebeu o Nobel de Literatura em 2003, por sua obra que aborda temas como o colonialismo, o Apartheid, a violência e a moralidade.
Dentre suas principais obras, podemos citar Desonra, Vida e Época de Michael K e À Espera dos Bárbaros.

26. Nadine Gordimer

Escritora sul-africana, que também ganhou o Nobel de Literatura, em 1991. Ela foi uma ativista contra o Apartheid e apoiou o Congresso Nacional Africano. Suas obras exploram as questões raciais, políticas e sociais da África do Sul, com destaque para O Fim de Uma História, O Conservador e Ninguém para Me Acompanhar.

27. Toni Morrison

Autora americana que recebeu o Nobel de Literatura em 1993. Ela foi a primeira mulher negra a ganhar esse prêmio, por sua obra que aborda a experiência dos negros americanos, especialmente das mulheres. Entre seus livros mais famosos, podemos citar Amada, A Cor Púrpura e O Olho Mais Azul.

28. James Baldwin

Escritor e ativista americano que se destacou por sua obra que trata de temas como o racismo, a sexualidade e a identidade. Ele foi uma das vozes mais influentes do movimento pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.
Alguns de seus livros mais conhecidos são Notas de um Filho Nativo, O Quarto de Giovanni e Se a Rua Beale Falasse.

29. Jorge Luis Borges

Considerado um dos maiores nomes da literatura universal. Sua obra é caracterizada pelo uso de recursos como o fantástico, o metafísico, o intertextual e o erudito.
Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo foi um escritor, poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta argentino.
Entre suas principais obras, estão Ficções, O Aleph e O Livro de Areia.
Dentre seus títulos mais populares, podemos citar Cavalo de Fogo, Caminhos de Paixão e O Anjo Cego.

Esse tipo de lista é sempre incompleta, pois há inúmeras outras autoras e autores importantes para a literatura mundial. O importante é se sentir inspirado por esses escritores geniais.

Se você deseja realizar o sonho de escrever o seu próprio livro, nós podemos ajudá-lo. Visite o site da Editora Paraquedas e saiba como publicar a sua obra conosco!

Leia Também

Capiau: capa do livro de Paulo Camossa Júnior, uma estampa bem florda com muito verde e uma pocinha de aguá no meio da capa frontal
Livros independentes
Equipe Paraquedas

Uma aposta na delicadeza

“Silvia quando novinha/ não sabia falar geladeira// dizia geladerra/ talvez sua palavra predileta e barrata arrarra carra perra// não que fosse um erro/ era o seu dialeto”, diz o poema “poliglota” de Capiau, lançamento de outubro da editora Paraquedas.

LEIA MAIS
Talvez este não seja o meu ano: capa do livro de Jules de Faria, possui uma estampa Bege com Formas arredondadas vermelhas e em algumas formas arredondadas uma imagem de uma sombra.
Livros independentes
Equipe Paraquedas

Um novo mundo é o nosso presente para o futuro

“Se não houver coragem/ Um pouco de inocência/ Pode ajudar// Achamos ser ela/ Mais pura que a valentia/ Mas igualmente desenha/ De todo e qualquer// Risco”, declara um dos poemas de Talvez este não seja o meu ano, lançamento de outubro da editora Paraquedas.

LEIA MAIS